Protomutantes II

15 10 2014

tank 2

Video

Era em junho de 1989, muitos tanques de guerra ocupavam a Praça da Paz Celestial a dois dias. Esses militares são assim mesmo: caminham pra lá, caminham pra cá, enviam mensagens cifradas, dão ordens absurdas, ou seja, enchem o saco de todo mundo como se fosse por uma causa nobre, mas no fundo a preocupação maior é com o brilho das suas próprias botas bem lustradas.

É preciso ficar bem longe deles, mas a quem não consiga. Por isso houve muita morte naqueles dias. Estudantes, meninos e meninas. Apenas crianças, disseram os curiosos com jornais nas mãos.

Muito se especulou sobre o jovem que entrou pra história como “o rebelde desconhecido” e que foi eleito pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do século XX após ser fotografado por Jeff Widener da Associated Press bloqueando o caminho de uma fileira de tanques. Porém, prefiro pensar que nem era estudante e que tinha apenas levantado cedo pra comprar pão e ração pro seu vira-lata que poderia se chamar “Kipon”.

Para mim bem que a história poderia terminar assim: após bloquear a fileira de tanques, o rebelde desconhecido nunca mais foi visto e Kipon passou fome durante três dias até a vizinhança perceber e passar comida por debaixo do portão. Todos lamentaram o destino do jovem e lamentaram mais ainda a certeza de que nunca de fato teriam notícias sobre o terrível destino dele ou nem ao menos a sensação de descanso de velar seu corpo.Entretanto, uma semana depois, os vizinhos decidiram arrombar sua casa para cuidar melhor de Kipon, seria uma última homenagem ao herói. Porém, grande foi a surpresa quando perceberam que o cachorro não estava mais lá e cresceu a esperança de que aquele rebelde poupado por misericórdia ou astúcia de um destino terrível tivesse voltado sozinho na calada da noite para o seu maior ato de bravura: levar consigo um fiel companheiro. E os dois tão pequenos e felizes talvez tivessem voado dali como passarinhos.

por Leonardo Ribeiro

veja também: Protomuntantes I

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: